Bloqueio Criativo: dicas para vencer a página em branco

Bloqueio Criativo: dicas para vencer a página em branco

Uma página em branco estagnada ou aquele momento em que a escrita não progride, o bloqueio criativo é uma experiência comum para muitos escritores (e artistas em geral), e não deve ser motivo de desespero. Superar o bloqueio pode ser desafiador, mas vamos apresentar maneiras de recuperar a inspiração e retomar a produção criativa mesmo quando a situação parece insolucionável.

Mudança de ambiente

Considerando o bloqueio criativo como parte do processo de escrita, uma alternativa para superar os momentos de estagnação é mudar de ambiente. Deixe a página em branco ou o texto empacado de lado e procure respirar outros ares. A ideia é quebrar o seu ciclo: saia para caminhar, visite um museu, uma galeria de arte ou livraria, vá ao teatro, cinema, um café que gosta e passe um tempo lá. A mudança de local, a observação de desconhecidos, e muitas vezes as conversas despretensiosas que surgem nesses lugares, podem estimular novas perspectivas e ideias para a sua escrita.

Autoconhecimento e reflexão

O bloqueio criativo pode ser um momento de pensar em si mesmo. Uma alternativa válida para superar esse momento é pensar no seu autocuidado. Como anda o seu bem-estar para além da escrita? Pratique exercícios físicos, medite, busque momentos de reflexão sem interferência, faça atividades ao ar livre que o/a relaxem e recarreguem suas energias. O equilíbrio entre trabalho e lazer é fundamental para manter a criatividade e saúde mental plenas.

Novas inspirações

O momento de bloqueio criativo também pode ser um sinal para explorar outras inspirações e desafios, alguns deles fora da literatura. Além de ler, é interessante que a pessoa com bloqueio experimente e explore outras modalidades artísticas, como a música, a pintura, o teatro, o cinema, etc. Não precisa fazer um curso nessas áreas, às vezes assistir um simples documentário sobre Cinema já é um catalisador para destravar sua escrita. A lógica é: através do mergulho e curiosidade em outras áreas, é possível reencontrar também o fio do seu texto/projeto literário. Não por acaso muitos escritores também são pintores, fotógrafos, dançarinos, enfim, experimentam a arte em suas diferentes expressões.

Tenha metas possíveis

Algumas vezes o bloqueio criativo acontece por conta uma grande expectativa e/ou ansiedade com o próprio projeto literário. Por já enxergar o final da estrada, o autor empaca frente ao desafio de chegar até lá da forma que espera. Quando isso acontece, a dica é estabelecer, consigo mesmo, metas possíveis para a progressão da escrita. Se ao longo do dia conseguir escrever meia página, ótimo, alegre-se. Não crie metas que não poderão ser alcançadas dentro do contexto da sua rotina. Seja gentil com você mesmo. Tenha paciência. Aproveite cada página com satisfação.

Por fim, lembre-se de que o bloqueio criativo é uma oportunidade de crescer, de aprender mais sobre si mesmo e o próprio ofício de escrita. Todos nós enfrentamos momentos de estagnação, e é normal sentir-se frustrado ou desencorajado. Permita-se sentir essas emoções, mas não se entregue a elas. Tenha certeza que o bloqueio criativo é algo temporário e que é capaz de superá-lo.

Fale conosco



    Faça um Comentário