Princípios da Escrita: Noemi Jaffe e a escrita para todos

Princípios da Escrita: Noemi Jaffe e a escrita para todos

“Escrita em Movimento: Sete Princípios do Fazer Literário” (Companhia das Letras), da professora de escrita criativa e renomada escritora, Noemi Jaffe é um livro que desmistifica a ideia de que apenas pessoas inspiradas ou com dons literários podem escrever. Ao contrário, ao situar a escrita no modo de produção contemporâneo, Noemi nos ensina e aconselha que com trabalho dedicado, objetivo e algumas horas de atenção, é possível escrever textos ficcionais com qualidade.

Mas sobre o que é o livro?

“Escrita em Movimento” não é um manual de escrita criativa. Ao contrário, é um guia por princípios que a autora elege como essenciais a quem se dedica ao ofício. São eles: Palavras; Simplicidade; Consciência narrativa; Originalidade; Estranhamento; Detalhes; e Experimentação. Ao final de cada capítulo, ainda há um depoimento de um escritor ou escritora que se utiliza do princípio analisado; estamos falando de relatos do fazer literário de Beatriz Bracher, José Luiz Passos, Eliana Alves Cruz, Carol Bensimon, Jeferson Tenório, Milton Hatoum e Edimilson de Almeida Pereira.

Escrito com clareza, didática e exemplos práticos, o livro oferece uma abordagem inspiradora sobre o processo de escrita. Fica o destaque para como, desde o princípio, Noemi explora a importância da observação e da empatia na criação de personagens autênticos e complexos. Depois discute a importância da escolha da voz narrativa e da linguagem, explicando como escolhas cuidadosas de palavras podem transformar e modificar o gênero de uma história.

Noemi também destaca a importância do conflito e da tensão para impulsionar a narrativa. Ela nos apresenta observações significativas sobre como criar e desenvolver conflitos que mantenham os leitores engajados do início ao fim. Em outro ponto, analisa a estrutura da história e a importância de se dar atenção a cada fase da escrita, desde um começo cativante, passando pelo desenvolvimento adequado e um desfecho satisfatório e definitivo.

Por fim, “Escrita em Movimento: Sete Princípios do Fazer Literário” é uma leitura obrigatória para qualquer pessoa interessada em começar a escrever ou aprimorar suas habilidades de escrita. Repleto de conselhos práticos, reflexões, sugestões de exercícios e exemplos inspiradores, este livro é um guia para quem deseja encontrar a sua voz na escrita e explorar seu potencial criativo na contação de histórias.

Fale conosco



    Faça um Comentário